Pet Friendly Turismo

Pet Friendly Turismo: sim, existe uma categoria dentro do turismo que recebe um cliente muito especial: cães educados, que deixaram o o sofá de casa (porque quintal é muito antigo, né?) e agora curtem horas de lazer ao lado de seus tutores (também não pode falar dono, afinal, cachorros são parte da família, não uma propriedade).

Pet Friendly Turismo: tendência

Ufa! Quanta mudança! E isso é ótimo porque viver com um pet deixa todo mundo mais feliz. Para nossa coluna do SEXTOU (Estadão) dessa sexta (7/2) escolhemos a dedo três pousadas e um hotel que adoramos e recebem os pets com mimos e muita liberdade. Qual é o melhor? Todos são bem especiais. Então, faz assim, vai fazendo check in um a um! Afinal, o turismo pet friendly veio para ficar, só vai crescer e melhorar!

Pousada perto de SP

Gaia Viva, Igaratá, uma hora de SP

Imagine um sítio com 50 mil quadrados, que tornou-se uma pousada onde os pets podem (não, devem!) ficar soltos o tempo todo. Como ela é cercada, não há risco de fugas. Os hóspedes peludos precisam ser sociáveis com outros cachorros e pessoas. E como controlar? Simples, se um cão ameaçar ou brigar terá que ir embora e o dinheiro não será devolvido. Nunca há problemas. Além do alerta no ato da reserva, todos os pet fazem uma trilha juntos e isso promove um senso de matilha.

Pet Friendly Turismo
Ella na Gaia Viva

Vamos às atrações: há uma piscina grande compartilhada por pets e humanos e ao redor dela, espreguiçadeiras com tendas. E um lago com stand up paddle e caiaque. A cachorrada que adora água, quase passa mais tempo nadando do que caminhando. As refeições (café, almoço e jantar, que fazem parte da diária) são servidos na casa principal e mais uma vez, a cachorrada fica livre, circulando entre as mesas. Há diferentes tipos de hospedagem: quartos menores, até casinhas com uma cozinha de apoio. É verde para todos os lados e gramado fofinho para eles correrem. A Ella amou. Lembrando que há uma veterinária de plantão. Eu amei. Adoro segurança.

Pousada no meio da mata

Pegada da Onça, Tapiraí, 2 1/2 horas de SP

Eu e a Ella fomos umas das primeiras hóspedes da Pegada. De lá para cá, os pets lovers a descobriram e a colocaram na lista das mais amadas. Os motivos são fáceis de entender: há liberdade para os pets, 360 graus de área verde, um lago (visto de todas as suítes) e 10 casinhas ultra confortáveis. Em cada uma, espere encontrar ofurô e lareira privativos. Então, se você gosta de lençóis macios, uma cama espaçosa, decoração rústica e charmosa, TV a cabo, roupões, ofurô para banhos de imersão relaxantes e lareira (no inverno é sucesso total), vai ficar feliz.

Pet Friendly Turismo
Ella e seus amigos na Pegada da Onça

Na área externa: a piscina, com água natural, é liberada para os pets. Ela não é enorme, mas tem um tamanho razoável para humanos e cães darem mergulhos refrescantes. As refeições acontecem no casarão e obviamente os pets são bem-vindos para estarem com seus tutores. Mais uma informação que vai lhe agradar: dentro da pousada, por uma trilha fácil de 20 minutos, você chega a uma cachoeira linda! Da cozinha saem os pratos do chef Jean Jardim, que costumam ser bem elogiados.

Hotel na Serra

Surya-Pan, Campos do Jordão 3 horas de SP

No topo da serra, em Campos do Jordão, está o lindo e irretocável Surya-Pan. Grande, espaçoso e com muitas áreas, é propriedade do Fernando Hernandes, um grande cachorreiro, que adora chamar a Ella de Bella (já nem corrijo mais). O hotel levanta a bandeira pet friendly e busca dar o máximo de liberdade possível a eles. Quer um exemplo? A piscina das crianças virou a dos pets. Na sala do café da manhã, tem uma área reservada exclusivamente para os hóspedes com pets.

Pet Friendly Turismo
Ella no Surya-Pan

Natureza para relaxar e aventurar-se: dentro do hotel há vários gramados imensos para a cachorrada correr, a piscina reservada para eles e uma trilha de 8 quilômetros até o topo da montanha de onde se vê a serra da Mantiqueira. Depois de fazer exercício (você e seu pet) a pedida é relaxar na varanda do bangalô (há outros tipos de quartos também). Feche os olhos e escute os sons da mata nativa: é revigorante!

Pousada na Praia

Pousada Pura Vida, Maresias, 3 horas de SP

A Pura Vida é mais um caso de pousada que percebeu como o público pet é fiel (além de irresistível), merece ser levado a sério e investiu em receber bem os peludos. Os cães ganharam uma piscina (pequena), mas que cumpre seu papel de refrescar. Uma brinquedoteca pet (achei o máximo) foi montada no andar superior e uma lista de locais pet friendly em Maresias foi criada para os hóspedes saberem onde podem ir com seu filhos. Os quartos (há de diversos tamanhos) ficam entre os dois andares da casa, que tem uma charmosa passarela de madeira. Lembro que me senti na Costa Rica. Inclusive, você sabia que no litoral costa-riquenho as pessoas dizem bom dia usando a expressão “Pura Vida”?

Pet Friendly Turismo
Ella na Pura Vida

Diferencial: sem restrições. Ela foi uma das primeiras pousadas a dizer “aceito todas as raças e portes”. Isso em um momento que a esmagadora maioria limitava a porte pequenos. Pronto, o coração dos pets lovers havia sido flechado para sempre.