Com a chegada do fim de ano, com festas e férias, a necessidade de transporte aéreo cresce dramaticamente – e quem tem família multiespécie (com pets como filhos) vive um dilema. Onde e como levá-los? É seguro? Quais documentos são necessários? Quanto custa? Se você pensou em voar com seu cachorro ou gato certamente tem as dúvidas acima.
Isso sem falar em quem vai mudar de país, como é o caso da aposentada Maria Christina Mangueira: “Quais os direitos que possuímos no transporte aéreo? Existe legislação que permite a locomoção deles junto a tutores que dependem psicologicamente dos filhos caninos? Quais cuidados são necessários referente a saúde?”, questiona.
As perguntas referentes a pets no avião crescem 80% nesta época do ano nos canais do Guia Pet Friendly. Abaixo, vamos responder algumas dessas dúvidas, mostrar as melhorias do setor e o mais importante: orientar como os pets devem ser preparados para voar, seja no porão ou na cabine.
Veja todas as reportagens em Transporte com Pet.
Cabine ou porão?
Hoje, as companhias aéreas no Brasil transportam por ano, cada uma, cerca de 80 mil pets entre a cabine e o porão, sendo que a maioria vai dentro da aeronave. Apenas cães e gatos são permitidos a bordo. Para voos nacionais, você precisa do laudo do médico veterinário atestando que o pet esteja com boa saúde e sem nenhuma doença contagiosa (válido por 10 dias) e com a vacina antirrábica em dia.
Nas viagens internacionais, microchip, vacina antirrábica e sorologia.
Há duas formas de voar: na cabine ou no porão. Dentro da aeronave, há limitação de peso que varia entre as companhias aéreas. Atualmente todas aceitam entre o peso do animal e a caixinha até 10 quilos. Na Gol (R$ 250 por trecho nacional e R$ 1.000 por internacional), na Azul (cobra R$ 250 por voo nacional e U$/EUR 150 por internacional) . Na LATAM (R$ 200 por nacional e U$ 250 por internacional). Mais uma vez: o peso da caixinha de transporte, que é chamada de kennel, deve ser considerada na conta final.
Em todos os casos (seja na cabine ou no porão), o pet vai dentro da caixa e não pode sair dela. Na cabine, a caixa ou bolsa de transporte vai embaixo da poltrona da frente.
Restrito, né? Estamos lutando para que essa norma mude – tenho fé de que os argumentos bem fundamentados vão provar que é possível transportar o pet na poltrona, com segurança para todos. O que você pensa disso? Já parou para refletir a respeito? Ou teve a necessidade de despachar um cachorro no porão do avião?
As companhias aéreas têm a obrigação de orientar os passageiros sobre como transportar seus pets, que começa muito antes da hora do embarque: a adaptação à caixa de transporte é um dos pontos mais importantes para serem levados em consideração.
As mortes do golden retriever Zyon e do american bully Weiser em voos da LATAM, em setembro e outubro de 2021 poderiam ter sido evitadas com informação. E, sem dúvida, é necessário rever as normas vigentes em busca de um modelo adequado para contemplar o novo modelo de família com animais de estimação.
Como já disse diversas vezes, não cogito despachar a Ella no bagageiro do avião e milito pela liberação de portes maiores a bordo mediante bom comportamento, sempre prezando a segurança e respeito dos demais passageiros, é claro. Inclusive, tenho um plano de ação para isso.
Como contratar
O Pet na Cabine pela GOL é contratado durante a seleção de voo e tem um campo para colocar o nome do pet. Na LATAM e Azul é feito por telefone, achei burocrático e pouco amigável, passa a sensação de não sermos esperados.
Adaptação
E o que fazer com os animais que precisam voar porque suas famílias vão mudar de Estado ou de país? Devem ser abandonados? Claro que não.
E quem não estiver disposto (ou não puder adestrar seu cão para ensiná-lo a ficar calmo durante a viagem, como os cães guias fazem)? O que fazer com os cães agressivos? Justamente pensando nesses casos que Stephani defende o transporte no porão.
“Os animais que têm reatividade com outras pessoas e pets não podem voar a bordo e para eles o transporte como carga ou bagagem é inevitável, porém precisam ser acostumados a caixa de transporte”.
Veja bem, há diversos perfis de cães e gatos, assim como, de tutores. Quem quiser voar com seu pet a bordo terá que educá-lo e prepará-lo com treinamento e certificação. Entendo que devemos contemplar todos os tipos de passageiros. Entretanto, ressalto, não podemos deixar de preservar o bem estar do pet e para isso a adaptação à caixa não é opcional e, sim, obrigatória.
Holofotes nas caixas
Recebi a mensagem de um leitor pedindo a indicação de uma caixa de transporte mais barata. Minha resposta foi: não economize com isso, a vida do seu pet depende dela. Observei na conta do Instagram de um pet influencer que seu tutor o faz dormir em casa, no seu quarto, dentro de uma caixa, que obviamente tem um colchonete fofinho. Sabe o que ele está fazendo? Acostumando seu cachorro a gostar dela e vê-la como um ambiente seguro.
Como adaptar o pet à caixa de transporte
Precisa de caixa na cabine?
Mesmo para o animal que viaja na cabine, o pet não poderá sair da caixa em momento algum e ela deverá ser acomodada debaixo da poltrona da frente. Em um voo longo, essa situação pode ser bem incômoda para o pet, e seu tutor passará o tempo todo preocupado.
As companhias aéreas também têm as suas dores e reclamam dos passageiros que não obedecem às regras e são grosseiros com a tripulação. Não estaríamos seguindo normas retrógradas que precisam mudar? Afinal, muitos cachorros, estressados com o confinamento à caixa dentro da aeronave, latem, choram, urinam e fazem cocô.
Estresse no voo
Dá para notar que o problema do pet dentro da caixa, seja no porão ou cabine, cai no tema estresse. A médica veterinária, comportamentalista e socióloga Juliana Gil, da Pisco Vet, esclarece: “O estresse é normal na vida de um animal. O problema é quando isso se torna traumático ou crônico”.
Segundo ela, do ponto fisiológico, o estresse em um pet não levaria ele à morte, como pode acontecer com uma pessoa, por mal súbito cardiovascular. “Porém, essa situação irá alterar os hormônios neurotransmissores no organismo, o que pode ser um grande problema se o animal tiver uma doença crônica. Outro problema é a resposta comportamental ao medo, que, no caso do cão Weiser, transportado no voo da LATAM do dia 14 de outubro, foi fatal, pois o desespero de fugir fez com que ele roesse a madeira e morresse asfixiado com um pedaço dela.
No âmbito político
Presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, o biólogo e advogado Reynaldo Velloso vai realizar uma audiência pública para discutir o transporte de cães como carga em aeronaves. “O objetivo é justamente lembrar a população e as empresas de transporte aéreo que o animal é um ser vivo, que sente dor. Existe o animal humano e não humano, que também sente medo, frio, fome, tem sentimentos e deve ser tratado com dignidade”, salienta.
O deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), que conta com o apoio do deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL-SP), da delegacia de meio ambiente, já comunicou que vai criar um projeto de lei para regulamentar o transporte de animais em aviões.
Melhorias da GOL
A GOLLOG, divisão da GOL que cuida dos transportes no porão, acaba de inaugurar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o Espaço Pet, na sua área interna, para os animais que estão viajando. A ideia é que no pré-embarque e desembarque eles tenham acesso a uma baia fechada, com água e ração, em um ambiente com ar condicionado.
No serviço de carga da Gol (onde vão também outros animais além de cães e gatos) é preciso fazer a reserva antecipada. No serviço Sempre Comigo, o pode ser monitorado pelo tutor por meio de mensagens de texto, fotos e vídeos via WhatsApp, e inclui caixa de transporte da companhia. Custa R$ 850 cada trecho nacional e R$ 1.100 cada trecho internacional.
Uma nova geração de cães
Vejo uma geração de cachorros educados e preparados para participar de eventos sociais entre os seres humanos. Parte do nosso trabalho como Guia & Universidade Pet Friendly é incentivar os tutores a educarem seus cães. Lembrando que na maior parte das vezes a ajuda de um comportamentalista animal será necessária. Apenas dessa forma, o movimento pet friendly ganhará força e respeito de toda a sociedade, assim como das empresas privadas, que neste caso são as companhias aéreas.
Como diz o advogado Velloso, “é um ser vivo que está viajando, não é uma bicicleta, um abajur, uma poltrona, um ventilador. O pet também sofre e sente angústia como nós. O ser humano precisa parar de achar que os animais são meros objetos. É necessário ter amor e compaixão para entender o assunto com profundidade”.
Leia mais sobre pet no avião e ônibus
Como adaptar à caixa de transporte
Como transportar animais em aviões