raça pastor australiano

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A raça Pastor Australiano, frequentemente conhecida como “Aussie”, é um cão de trabalho extremamente inteligente e versátil. Aqui estão algumas características dessa raça:

Aparência

  • O Pastor Australiano é de porte médio a grande, com uma estrutura musculosa e atlética. A pelagem é densa e macia, com uma juba mais espessa ao redor do pescoço e cauda. A cauda é frequentemente curta ou naturalmente ausente.

Pelagem e Cores

  • A pelagem é dupla, com uma camada externa resistente e uma camada interna mais macia. As cores podem variar, incluindo preto, azul merle, vermelho e vermelho merle, muitas vezes com marcas brancas e/ou cobre.

Olhos

  • Uma característica marcante dos Pastores Australianos são seus olhos expressivos e frequentemente multicoloridos. Olhos azuis, castanhos, verdes ou uma combinação de cores são comuns.

Personalidade

  • São cães extremamente inteligentes, energéticos e trabalhadores. São conhecidos por serem leais, dedicados e carinhosos com suas famílias. São bastante ativos e apreciam desafios mentais.

Atividade Física

  • Devido à sua herança de pastoreio, os Pastores Australianos têm uma necessidade significativa de exercício. Adoram atividades ao ar livre, como corrida, caminhada, jogos de busca e agility.

Inteligência e Treino

  • São classificados entre as raças de cães mais inteligentes. Respondem bem ao treinamento positivo e prosperam quando desafiados mentalmente. Muitos Pastores Australianos são habilidosos em esportes caninos e competições de obediência.

Saúde

  • Geralmente, são cães saudáveis, mas como qualquer raça, podem ser predispostos a certas condições, como displasia de quadril, cataratas e anomalias oculares. Exames veterinários regulares são essenciais.

História

  • Apesar do nome, o Pastor Australiano não tem origens na Austrália, mas sim nos Estados Unidos, onde foi desenvolvido para pastorear o gado em fazendas. Sua habilidade em pastorear, juntamente com sua inteligência, levou à popularidade como cão de trabalho versátil.

Os Pastores Australianos são escolhas populares para famílias ativas, pastoreio e atividades esportivas. Se você está considerando adotar um Pastor Australiano, é importante fornecer a eles estímulo mental, exercício físico adequado e uma quantidade significativa de interação com a família para garantir uma vida feliz e saudável.

Bate papo com a Dani, mãe da Ellie

Instagram da Ellie.

Como é ter um pastor australiano?
A Ellie tem uma personalidade incrível: animada e super carinhosa! Pastores australianos são cães de porte médio (a Ellie está com 17kg) com bastante energia, embora isso não queria dizer que eles sempre vão estar “em cima de você” pra brincar. Um pastor australiano é um ótimo companheiro! A Ellie ama viajar de carro, explorar lugares novos e apenas estar conosco. Temos tido experiências lindas dela com idosos. Mesmo ela sendo um filhote, sentimos a diferença no comportamento dela com a avó de meu marido e outras pessoas de mais idade. Parece que ela sabe que tem que ir com mais calma e acaba dormindo na maioria das vezes.

Pontos fortes?
São cães muito resilientes, não são mimados. Cuidamos dos banhos dela em casa mesmo, de forma mensal ou até mais espaçados. Ela não enche nossa casa de pelos, embora tenham épocas de perda maior. Amamos o fato de ela ter energia e aprender truques e brincadeiras com facilidade. Por aqui amamos brincar de buscar bolas e frisbees, esconde-esconde e cabo de guerra.

Pontos fracos?
Prepare para ser parado constantemente na rua. Brincadeiras à parte, as pessoas têm muito interesse em ver e interagir com um cão que não veem com tanta frequência. O que eu diria ser um “ponto fraco” é que, se não socializado e adestrado, pode ser um cão que desenvolva algum tipo de reatividade pelo histórico de pastoreio e perseguição de coisas em movimento. Nós estamos treinando a Ellie para correr conosco, mas no começo ela queria nos “perseguir” e tentava dar umas mordiscadas achando que era a brincadeira. Com tempo e treino, ela tem feito tudo muito bem.

Pretende ter outro?
Com certeza queremos outros da raça! A Ellie abriu um espaço nos nosso coração que eu não tinha nem ideia que poderia existir. A raça é muito apaixonante! Sempre lembrando que é importante conhecer o canil e apenas adquirir um cãozinho se eles forem responsáveis!

Qual conselho você dá para quem quer ter um?
Invista muito em adestramento e atividades que desenvolvam o cognitivo do seu cão. Corra e brinque muito com ele, mas não se esqueça de ensiná-lo a relaxar e estar calmo em diferentes situações.

Quer dicas pet friendly?

Baixe agora mesmo todos os e-books do Guia Pet Friendly e tenha muitas dicas de hotéis e restaurantes pet friendly.

Confere a sessão de locais pet friendly e use nosso buscador com filtros e categorias. Você seleciona o tipo de estabelecimento, cidade e bairro, condição climática, tamanho do pet e tipo de mesa (para restaurantes). É demais!

E, claro, inscreva-se no nosso YouTube para acompanhar todos os podcasts e webseries.

Também segue a gente pelo Instagram.

E entra no nosso grupo de WhatsApp para não perder nenhuma dica e receber promos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *