raça Fox Paulistinha

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A raça Fox Paulistinha, também conhecido como Terrier Brasileiro, é uma raça de cão originária do Brasil. Aqui estão algumas características distintivas desta raça:

História

  • Originado no Brasil, o Fox Paulistinha tem raízes em terriers britânicos que foram trazidos para o país por imigrantes. Sua criação oficial começou na década de 1950, e a raça foi reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional) em 2006.

Tamanho e Estrutura

  • O Fox Paulistinha é um cão pequeno a médio, bem proporcionado e compacto. Ele tem uma aparência ágil e elegante.

Pelagem

  • A pelagem é curta, densa e brilhante. A coloração típica inclui uma combinação de branco com manchas pretas, marrons ou tricolores.

Cabeça e Orelhas

  • A cabeça é proporcional ao corpo, com um focinho moderadamente curto. As orelhas são eretas e de tamanho médio, contribuindo para uma expressão alerta.

*Em tempo (a quem interessar): um criador da raça escreveu dizendo que essa informação está errada, pois segundo eles a orelha ereta desqualifica a raça. Elas devem ser semi eretas, caídas para frente e a ponta da orelha deve apontar na altura do canto externo dos olhos. Sobre as cores: há tricolor de preto, marrom, azul e isabela.

Personalidade

  • Este terrier é conhecido por sua personalidade vibrante, alerta e amigável. São cães inteligentes e ativos, o que os torna excelentes companheiros para famílias ativas.

Inteligência e Treino

  • O Fox Paulistinha é uma raça inteligente e aprende com facilidade. Eles respondem bem ao treinamento positivo, especialmente quando envolve atividades que desafiam sua mente e corpo.

Atividade Física

  • Sendo uma raça ativa, o Fox Paulistinha precisa de exercícios regulares para manter-se saudável e feliz. Passeios diários, brincadeiras e desafios mentais são importantes para seu bem-estar.

Esta raça é apreciada por sua natureza alegre e companheira. Se você estiver interessado em ter um Fox Paulistinha como animal de estimação, é importante fornecer a eles atividade física, estímulo mental e, é claro, amor e atenção. Como em qualquer raça, o treinamento e a socialização desde filhote são fundamentais para desenvolver um cão equilibrado e bem-comportado.

Bate bola com Michel, pai da Anitta e Vevetinha

Como é ter um fox paulistinha?
A Anitta e a Vevetinha são perfeitos exemplares da raça! Super curiosas, caçadoras, muito inteligentes, brincalhonas e carinhosas. A Anitta tem uma personalidade forte, bem seletiva e observadora. A Vevetinha é muito carinhosa, beijoqueira e fofa! É muito bom criar Fox paulistinha.

Pontos fortes?
Bastante amorosos, amigos de verdade e inteligentes. Sempre com bastante energia para gastar!

Pontos fracos?
Comem muito, nunca estão satisfeitos com a comida oferecida. Esse comportamento pode aumentar o risco de obesidade. Uma alimentação saudável e balanceada é muito importante, além da prática diária de exercícios e enriquecimento ambiental.

Pretende ter outro fox paulistinha?
Sim! Se eu pudesse teria muitos. Hoje tenho Anitta com 9 anos e 11 meses e Veveta com 1 ano e 11 meses. Em abril, as arianas estarão completando mais um ano. Em breve, vai chegar a Magá para aumentar a família também.

Qual conselho você dá para quem quer ter um fox paulistinha?
Como todos os pets, precisamos ter bastante tempo para cuidar e um bom espaço. No caso de fox paulistinha, por ser uma raça com muita energia, precisamos pensar bastante antes em como alinhar esses requisitos com a nossa rotina do dia a dia. Se você gosta de brincar muito, passear com seus pets e tem mais tempo livre, super recomendo! O enriquecimento ambiental dos pets é primordial, além da prática regular de exercícios. Uma dica legal é a prática de Canicross, uma modalidade de corrida do tipo Cross country que mescla e promove uma interação entre o cachorro, o humano e a natureza. Minhas meninas são vencedoras na modalidade. Na última competição, ficamos no terceiro lugar do pódio baiano.

Quer dicas pet friendly?

Baixe agora mesmo todos os e-books do Guia Pet Friendly e tenha muitas dicas de hotéis e restaurantes pet friendly.

Confere a sessão de locais pet friendly e use nosso buscador com filtros e categorias. Você seleciona o tipo de estabelecimento, cidade e bairro, condição climática, tamanho do pet e tipo de mesa (para restaurantes). É demais!

E, claro, inscreva-se no nosso YouTube para acompanhar todos os podcasts e webseries.

Também segue a gente pelo Instagram.

E entra no nosso grupo de WhatsApp para não perder nenhuma dica e receber promos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *