Pet friendly serra gaúcha

O movimento pet friendly chegou à serra gaúcha. Há diversos locais entre Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, para curtir com os pets. E na nossa coluna do dia 21/02 do SEXTOU, publicada toda sexta-feira no Estadão, escolhemos alguns locais que amamos. Claro, provados e aprovados.

cachorro sentado em frente da igreja de Gramado
Ella em frente a igreja de Gramado

Eu e a Ella estivemos na serra gaúcha em maio de 2019 para fazer o e-book “Guia Pet Friendly RS“. Voltamos apaixonadas e loucas para regressar à nossa Terra. Nós somos gaúchas, mas o trabalho nos trouxe para a capital paulista. Ainda bem, que podemos ir para o sul matar a saudade, de tempos em tempos.

cachorro deitado com a catedral de Canela ao fundo
Ella na Catedral de Canela

Confere quatro locais que você e seu pet não podem deixar de conhecer!

Petit Casa da Montanha: hotel pet friendly na serra gaúcha

O Petit Casa da Montanha está muito bem localizado, no coração do centro de Gramado. Pertinho dele, caminhando, você chega na Rua Coberta, no Palácios dos Festivais onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado e na principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros, repleta de restaurantes, bares, cafés e lojas de roupa e artesanato.

O hotel é fofo e tem uma série de mimos que conquistam em segundos o coração dos pet lovers. Na recepção, onde acontece o check in, você já descobre os primeiros vestígios de que os pets são levados a sério: um pote com petiscos!

Pet friendly serra gaúcha
Ellinha fazendo check in

Sabe aquele aviso que os hotéis disponibilizam com os dizeres: “Não Perturbe”? Lá é personalizado e com espaço para colocar o nome do seu melhor amigo. Nessa hora seu coração é fortemente flechado.

Pet friendly serra gaúcha
Aviso de “Não Perturbe” personalizado

Ao chegar no quarto, há uma caminha (linda!) e comedouros elevados. Para alegria da cachorrada: mais petiscos em um potinho lindo. O hotel aceita todos os portes de pets (e isso aconteceu depois da nossa visita! #orgulho)

Pet friendly serra gaúcha
Kit pet

Restaurante pet friendly em Gramado

O Josephina está perto do Petit: dá ir caminhando! Ele é ótimo em todos os sentidos. A comida é maravilhosa e o espaço para sentar com os pets é plural: dá para escolher as mesas da varanda, de onde podemos acompanhar o movimento da cidade.

Dá para acompanhar o movimento!

Ou ir para a parte de trás, onde tem um gramado (sim, seu pet pode brincar ali) onde há mais mesas e cadeiras com cobertura. Ou seja, se chover fininho, não haverá inconvenientes.

Pet friendly serra gaúcha
Parte de trás da casa: o quintal

E temos mais uma opção deliciosa: a sala da lareira, que fica na parte de dentro.

Pet friendly serra gaúcha
A sala da lareira

Quando fomos estava frio. No começo o sol batia na varanda e amamos curtir o friozinho esquentadas pelo calor do sol. É gostoso sentir a vibe da cidade. Depois quando esfriou, entramos e ficamos curtinho a lareira. Bom, né? Como sou fã de sopa de cebola, apostei nela! Não fui desapontada 🙂

Sopa de cebola
Sopa de cebola

Restaurante pet friendly em Canela

Canela é uma cidade vizinha a Gramado. Apenas uma grande avenida, que na verdade é uma estrada, a separam. O Empório Canela fica bem pertinho da Catedral de Canela (um dos principais cartões postais de lá). Por aqui também fizemos um “tour”. Começamos sentadas no balcão com vista para a bonita Catedral e depois fomos para dentro.

Pet friendly serra gaúcha
O balcão que tem vista para a Catedral de Canela

Além dos restaurante, há uma livraria e loja de decoração com mil coisinhas absolutamente necessárias. Juro!

Pet friendly serra gaúcha
Entradinha para a livraria e loja de decoração

Você pode sentar nas mesas da varanda, que ficam ao lado do balcão, e são cobertas ou na salinha com o sofá vermelho.

Pet friendly serra gaúcha
Sofá vermelho que a Ellinha amou

Ao se tratar do que comer, preciso indicar o risoto de cogumelos frescos porque é um dos, senão o melhor, risoto da minha vida.

risoto de cogumelos frescos
risoto de cogumelos frescos

Não vá embora antes de comprar o livro do Happy que é o “dono” do pedaço. No papel de filho canino e adotado da Fer, o ex morador de rua, publicou o livro “Happy – A História de Um Cãozinho Feliz” contando sua trajetória. Toda a renda é revertida a para a ONG Amigo Bicho. Quer um exemplar? Compre aqui.

Parador Hampel: o lado B da serra gaúcha

Em São Francisco de Paula, meia hora de carro de Canela, está o Parador Hampel. Projete-se em 1899, entre no casarão construído nessa data e repare em cada cantinho. Seu ar bucólico e charme contagiam em segundos!

Jardim em frente ao casarão

Na varanda, que tem uma vista linda para as araucárias, podemos sentar com nossos pets e curtir almoços demorados degustando os pratos do chef Marcos Livi.

Varanda fofa em casarão de 1899

A truta com amêndoas tostadas é de levitar!

Truta

Aproveite para estender a estadia e reserve um quarto. Espere encontrar ar puro, 21 hectares de mata nativa, paz e tranquilidade. Também visite a cacheira e caminhe pela trilha.

Um dos quartos do Parador

Agora é só planejar sua viagem e curtir a serra gaúcha na melhor companhia de todas: do seu pet!