Hacker ataca conta de dog influencer no Instagram

Quem gerencia uma conta no Instagram, seja por diversão, causa social ou trabalho, sabe a dedicação que isso exige, o quanto leva tempo e esforço para criar uma comunidade, além das horas gastas para fazer fotos e vídeos interessantes. Ou seja ninguém quer ser rackeado, é claro.

Hacker ataca conta de dog influencer no Instagram

No dia 11 de janeiro eu estava em Campos do Jordão visitando um hotel pet friendly quando recebi uma mensagem pelo WhatsApp com o logo do Instagram dizendo que se eu não clicasse no link abaixo a conta da Ella @avidadaella seria removida em 24 horas.

Olívia, Sid e Sol

Por sorte, ao meu lado estava um amigo que trabalha com TI e é bem mais esperto do que eu para estes assuntos. Quando ele viu o link percebeu que não poderia ser do Instagram porque não terminava com com.br. Sendo assim, ignorei a mensagem. Dias depois, fico sabendo que a Mari (tutora da Olivia) recebeu no dia 13 uma mensagem semelhante e por acidente clicou no link. Resultado? As contas @oliviagoldenespecial e @sidesolsharpei foram invadidas, as senhas trocadas e as fotos e nomes dos perfis alterados.

Hacker ataca conta de dog influencer no Instagram
Olívia

O caso repercutiu pelas redes sociais e acabou em jornais, sites e noticiários. E depois de muito sofrimento, as contas foram reestabelecidas.

Batemos um papo com a Mari, que nos contou como isso aconteceu e o que devemos fazer para nos proteger. No caso dela, a exposição na mídia foi fundamental para reverter o furto. E a conta da Olívia: uma cachorrinha especial, que anda de cadeiras de rodas, obviamente gerou uma comoção extra.

Hacker ataca conta de dog influencer no Instagram
Ella e Olivia no Surya-Pan

1.) Como a tua conta foi hackeada?

Recebi um link via WhatsApp de um número estranho, onde a foto era do símbolo do Instagram. Sem querer fui deletar e acabei clicando.

2.) O que aconteceu em seguida?

Na hora percebi que era hacker, deletei o App do banco e entrei no Instagram, mas as contas da Olívia, Sid e Sol haviam sumido. Consegui recuperar apenas a minha conta particular.

3.) Como fizestes para recuperá-la?

Tentamos de todas formas, seguindo todos os passos que o Instagram indica e não obtivemos sucesso. Nosso caso repercutiu fortemente na imprensa, o próprio suporte do Instagram entrou em contato conosco e recuperou as contas.

4.) O que deve ser feito para evitar isso?

Abrir uma conta no Instagram com um e-mail que você não use pra mais nada. Sua senha deve conter 1 símbolo, 6 números e 1 letra maiúscula no mínimo. E nas configurações do Instagram habilitar a opção de autenticação por dois fatores, que ajuda a proteger a conta. Jamais clicar em links que recebemos sem saber a procedência verdadeira. Esses hackers são espertos e nos fazem acreditar que são outras pessoas.