O mês de maio de 2024 foi marcado pelo lançamento do e-book “Guia Pet Friendly São Paulo” (baixe aqui) que tem apoio da Prefeitura de São Paulo via a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo.
São 200 capítulos com a indicação de hotéis, restaurantes, shoppings, parques e passeios para curtir na companhia dos pets. Todas as reportagens foram feitas in loco, ou seja, foram visitadas pela jornalista e escritora Cris Berger e a pet Ella, sua companheira inseparável.
Capacitação pet friendly
Junto da publicação da obra, aconteceu a capacitação dos locais dada pela Universidade Pet Friendly. Foram dois webinares, além do acesso aos cursos online. Cris vai apresentar o mercado pet friendly e falar dos novos clientes: os cães. Também traçar o perfil dos pais de pets. Os estabelecimentos citados no livro tiveram acesso aos 10 módulos de cada curso: de Hospedagem e de Comer&Beber. Nos módulos há textos, fotos e videoaulas. No final, teve um webinar, para tirar dúvidas.
Agenda de capacitação
22/04 – 1º webinar | Apresentação do mercado pet friendly
de 22/04 a 06/05 – acesso à Universidade Pet Friendly
06/05 – 2º webinar | Espaço para tirar dúvidas
Lançamento
No dia 15 de maio aconteceu o lançamento do e-book no Expo Fórum realizado no Novotel Jaraguá com a presença do secretario de turismo Rodolfo Marinho.
No evento, os locais receberam um comprovante de participação, atestando que tiveram acesso a todo conhecimento necessário para receber corretamente os pets e Cris falou sobre o mercado.
Cris Berger
Cris Berger é jornalista, escritora e fotógrafa. Todas as suas dicas são de locais que visitou, conheceu e, sendo assim, pode falar com autoridade e segurança. Jornalista com mais de 200 reportagens escritas para as melhores revistas do Brasil e dezenas de livros lançados com roteiros de viagens e lifestyle, dedica-se ao Guia Pet Friendly desde fevereiros de 2015. Durante dez anos Cris viajou o mundo: vivia com seu passaporte dentro da bolsa e ia de um país ao outro atrás de descobertas exclusivas para os seus leitores. Aprendeu sobre o mercado de luxo e a importância da hospitalidade.
Universidade Pet Friendly
Quando resolveu juntar sua expertise de jornalista com a vontade de estar sempre com seus cachorros (ela já os levava para a casa de amigos e viagens antes do movimento pet friendly virar tendência), mergulhou em um universo novo e foi aprender sobre a dinâmica de colocar um cachorro em ambientes até então exclusivos para humanos. Logo descobriu o abismo existente entre os pais de pets e os locais que aceitavam os animais. Exageros dos dois lados e insatisfações mútuas fez com que ela criasse a Universidade Pet Friendly, que ensina a como receber bem os pets sem esquecer da importância de entender essa espécie, treinar suas equipes e fazer um mapeamento de risco para evitar acidentes tanto para os cães quanto demais pessoas presentes.
Ella
A Ella é um cachorra da raça sharpei, que nasceu com uma má formação congênita nas patas dianteiras e, por isso, tem dificuldade em andar em solos áridos e médias a grandes distâncias. A Cris usa carrinhos para driblar essa dificuldade e circula com a Ella por todos os lugares. Já são mil locais pet friendly visitados pela dupla.
Bem socializada e treinada, a Ella também executa o trabalho de suporte emocional para a Cris. No seu passaporte, há 16 voos a bordo do avião e o cargo de enfermeira pet dado pelo Hospital São Lucas da PUC, de Porto Alegre, na ocasião em que ficou 10 dias no hospital durante a internação da mãe da Cris.
Cris e Ella
Cris vive com a Ella o que sempre sonhou: um vida juntas sem restrições. O bom temperamento da Ella, somado ao treino recebido, permite que isso seja possível e juntas mostram para a comunidade de pet lovers que um cão educado pode ir a qualquer local. Elas lutam por locais pet friendly com acessibilidade e regras. Salientam o tempo todo a importância da educação dos cães e o papel dos estabelecimentos, que devem deixar claro como os cães precisam ser conduzidos pelos tutores. Cris batalha por um mundo onde pessoas, com e sem cães, possam viver de forma harmônica e sabe que isso só será possível com comunicação e bom comportamento dos cães.