Boehringer Ingelheim

Quem ama cuida

Eu levo muito a sério a saúde e bem estar da Ellinha, que é minha total prioridade. Sinto amor de mãe por ela. Dentro dos cuidados que tenho, está a aplicação de antipulgas mensalmente. Eu convidei a Gabriela Rosa, gerente de produtos e veterinária da Boehringer Ingelheim, que faz os antipulgas (antiparasitários) Frontline e NexGard para fazer uma live comigo. Quem quiser assistir na íntegra, pode acessar o IGTV/Instagram do Guia Pet Friendly aqui

Frontline e NexGard
Ella com seus antipulgas NexGard e Frontline

Abaixo ressalto os principais pontos da nossa conversa para que você fique consciente da importância de prevenirmos pulgas e carrapatos nos nossos filhos peludos. O que queremos? Qualidade de vida para nossos cães e gatos. 

BI

*A Boehringer Ingelheim como é carinhosamente chamada, foi criada pelo senhor Albert Boehringer na pequena e charmosa cidade de Ingelheim na Alemanha, em 1885. Até hoje, seus descendentes cuidam do negócio familiar, que tornou-se uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo, e ajudam nossos pets a ganharem longevidade. Eu e a Ella não vemos a hora de ir lá conhecê-los. 

Prevenção é o melhor caminho

O carrapato é muito mais temido do que a pulga. Vocês não têm essa impressão? A pulga não é tão levada a sério, apesar de transmitir doenças e gerar grande incômodo para o cachorro. A Gabi contou que boa parte das pessoas preocupa-se com elas quando a casa ou o cachorro já estão infestados. O ideal é evitar que chegue nesse estágio e, para isso, é simples, basta o uso contínuo do antipulgas (antiparasitários). A prevenção reduz muito a chance do pet ficar doente e precisar de um tratamento. Há quem pense que prevenir é caro. Porém, se colocarmos na ponta do lápis, o custo do antipulgas é bem menor do que de consultas veterinárias, exames e tratamentos. Sem falar na aflição sem tamanho que é ver nosso pet sofrendo. 

E, atenção, não se engana: se o seu cachorro sai pouco de casa, não quer dizer que ele não pode pegar pulgas e carrapatos. Nós podemos levar estas pragas na sola do sapato, na roupa e até no corpo. Dá para acreditar? Claro que lugares com uma quantidade maior de animais como parques, day cares, nos passeios com dog walkers e hotéis frequentados por cães o foco é ainda maior. 

Frontline e NexGard

Curiosidades assustadoras

Você sabia que pulgas adultas, que vemos nos nossos pets a olho nu, representam apenas 5% do que há na sua casa? Ou seja, se o pet tiver pulgas, o ambiente está infestado. Pasmem, mas as pulgas podem depositar até 2 mil ovos durante seu ciclo de vida, que leva de dois a quatro meses. Os ovos não ficam nos pets, caem no chão ou em locais que o pet passa maior tempo, e, por isso, é fácil encontrá-las em vãos. As formas jovens das pulgas (ovos, larvas e pupas) ficam escondidas nos tecidos de sofás, caminhas e tapetes.

Pisos feitos de taco são os preferidos das pulgas, pois são um excelente esconderijo. Já os carrapatos preferem lugares altos como o teto, batentes e frestas de portas, casinhas de cachorro e cercados.

No caso de infestações

Não adianta higienizar o ambiente com produtos de limpeza comuns. É necessário que sejam específicos para matar pulgas e carrapatos. Tampouco basta passar um pano úmido com o produto. O uso do aspirador de pó, por exemplo, é muito eficaz, mas não esqueça de limpar o saco depois de aspirar a casa. Conforme o grau de infestação, apenas uma dedetização (específica para estas pragas) vai resolver o problema. Os pets não podem estar presentes, ok? E certifique-se o tempo recomendável para eles retornarem à casa.

Por isso, apostar no uso mensal do antipulgas é o melhor caminho para evitar, com grande potencial de sucesso, uma proliferação. E, por fim, vale lembrar que o calor e a umidade contribuem ainda mais para o aumento desta duplinha nada amigável. 

Frontline e NexGard

Identificando possíveis invasores

Como saber se o seu pet está com pulgas? Uma coceira esporádica pode ser sinal de pulga, sim. Pontinhos pretos podem ser cocôs de pulgas. E no caso de dúvida, olhe a base da cauda do pet, pois ali é o local mais comum de elas se alojarem. Portanto, examinar o animal é extremamente importante. No caso dos carrapatos, uma escovação ajuda a identificá-los e não esqueça de olhar dentro do ouvido e entre os dedinhos, que são locais que carrapatos podem se esconder também. Se você notar que seu pet está abatido, sem querer comer ou com febre, procure seu veterinário e tenha certeza de que ele não contraiu doenças transmitidas por pulgas e carrapatos. 

Apresentando as duas linhas da Boehringer Ingelheim

A companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim comercializa os antipulgas (antiparasitários) Frontline e NexGard. Os estudos de segurança e eficácia aplicados pela empresa demonstram que os antipulgas devem ser administrados a cada 30 dias. E se você esqueceu se já deu o antipulgas, o que fazer?  Alguns veterinários sugerem intercalar o uso da ação tópica e sistêmica: caso esteja usando o tópico (Frontline Plus ou Spray), dê o NexGard que é oral. E vice-versa. Sempre trate junto todos os pets da casa.

Frontline e NexGard

Frontline

O Frontline é um case de imenso sucesso no mercado. Ele tem três versões, sendo que duas em forma de pipetas e uma em spray. O Frontline Topspot é indicado para cães caseiros, que ficam mais tempo em casa. O Plus e spray são perfeitos para os mais ativos e “festeiros”, que passeiam com frequência e convivem com outros pets. O Plus tem a vantagem de auxiliar no tratamento do ambiente, eliminando ovos e larvas das pulgas. Já o spray, mata as pulgas na hora, com um efeito conhecido como “Knock-down. 

A pipeta deve ser aplicada, de uma vez só, na nuca do cão ou gato, pois é uma região em que eles não podem alcançar e se lamber. Afaste bem o pelo com as mãos para que o produto seja absorvido pela pele e fique alojado na camada de gordura. 

Assim que a pulga entrar em contato com o produto vai convulsionar e morrer. Se você ver pulgas caídas no chão da sala, não se assuste, pois elas já estão mortas. Vitória ganha. 

Importante completar: não fique decepcionado se você visualizar pulgas ou carrapatos no seu pet durante o período de ação do produto, pois as formas jovens dos parasitas que estavam no ambiente terão que entrar em contato com o produto para morrer. Infestações podem demorar um tempo para serem completamente eliminadas. Tudo dará certo, apenas tenha paciência. 

NexGard

O NexGard faz parte dos antipulgas (antiparasitários) que chegaram ao mercado por volta do ano de 2013 no formato tablete. Ele se diferencia por ser altamente palatável. Os pets adoram comê-lo, pois têm sabor carne. Ele age na corrente sanguínea. Portanto, neste caso, os parasitas precisam picar e ingerir o produto para morrerem.

O NexGard é indicado para os pets que tomam banhos terapêuticos ou usam shampoos desengordurantes com frequência, pois é dado via oral e não tem risco de eliminar a medicação usada via pipeta, que fica no camada de gordura. 

Quem ama cuida

A velha frase “quem ama cuida” é uma grande verdade! Observo como hoje sou uma mãe de pet melhor, com mais conhecimento e responsabilidade. Por isso, quero ajudar quem é mãe de primeira viagem, tem dúvidas, ainda não aprendeu tudo que tive a oportunidade e sorte de saber. Por último, mas não menos importante, quero incentivar que as pessoas vivam com os seus pets como eu vivo com a Ella, pois acredito em um mundo pet friendly e sei que a vida ao lado de um cão ou gato é muito mais feliz!