Festival Pinheiros

Festival Pinheiros volta para mais um domingo de festa na rua! DIA 05 DE MAIO – DAS 9h ÀS 19h

Muita gastronomia, arte, cultura, moda, lazer, feiras e mais o que vier! Passar um domingo inteiro na rua, exclusivamente para pedestres, já está virando um hábito na cidade de São Paulo. Sim! Praia de paulistano é urbana… E dai?! A gente não perde um canto que seja da cidade!

Agora imagina um bairro tradicional, que mistura novos casais com antigos moradores; que está cheio de crianças; que passeia com seus pets; que exala a boa gastronomia, que desperta para a arte, que circula em Bikes, que pensa no sustentável, que fervilha novidades… Que assim, desse jeitinho, já é um Coletivo?!

A Associação Coletivo Pinheiros – que dá a cara do bairro para essa ocupação e realiza a vontade latente dessa comunidade de também se apropriar do espaço público, de diversificar o jeito de experimentar a cidade. Então… A Rua dos Pinheiros vai virar novamente um grande calçadão!

E os moradores, comerciantes e frequentadores da Rua dos Pinheiros vão fazer deste dia um Festival de delicias para toda a família, amigos e pets. E funciona assim! Das 9h às 19h o comércio em geral estará aberto com mini eventos em suas portas e esquinas. Restaurantes funcionarão normalmente e muitos com operações estendidas para a rua e cardápios próprios ou promoções para serem consumidos na festa.

Em toda a extensão do Festival Pinheiros haverá atrações musicais, dança, muita diversão para a criançada e brincadeiras para se divertir em família; feira vegana e orgânica; feira de arte e design; oficinas; ações sociais, sustentáveis, de consumo e alimentação consciente.

ESTAÇÕES MUSICAIS – 5 estações musicais espalhadas ao longo do evento, super variadas e ecléticas, com diversas bandas e músicos.

CERVEJA COLABORATIVA Bares e cervejarias se unem para criar chope em homenagem ao bairro de Pinheiros Criada especialmente para o Festival de Pinheiros, a Aroeira Wit é uma Witbier com pimenta rosa, ingrediente que pode ser visto nas aroeiras do bairro. Leve e refrescante, o chope colaborativo das cervejarias Júpiter, Nacional, Zuraffa, Barricão e Choperia São Paulo, possui 4,5% de graduação alcoólica e baixo amargor (IBU 10). A receita é assinada por David MIchelsohn (Júpiter) e Guilherme Macedo (Nacional), e estará disponível nos respectivos pontos de venda ao longo da rua no dia do festival.

FEIRA VEGANA E ORGÂNICA – estímulo às mudanças alimentares e de bem estar. Trará stands de produtos de produção consciente e artesanal – (Rua Virgílio de Carvalho Pinto).

FEIRA DE ARTE E DESIGN – A Fair&Sale promove o empreendedorismo criativo e a cultura na cidade. Nosso principal projeto é a F&S Fest, festival que reúne marcas autorais, negócios do bairro e atrações culturais. Outras informações em: www.fairesale.com // Insta e Face: fairesale. Para as crianças de todas as idades!

Na Rua Sem Wi Fi – resgata as brincadeiras antigas e saudáveis que nossos filhos e netos já não conhecem mais. Um evento para crianças e adultos brincarem juntos (de 0 a 99 anos). Sobre #RuaSemWiFi – Carrinho de rolimã, pipa, bolinha de gude, bambolê, vai e vem, pião e taco. Seja qual for a sua geração, você com certeza conhece pelo menos uma dessas brincadeiras! O projeto #NaRuaSemWifi resgata esses e outros passatempos clássicos da infância. Ao som de músicas e trilhas de desenhos dos anos 80, 90, 2000; as tradicionais brincadeiras acontecem simultaneamente e envolvem toda a família, com faixa etária de 0 a 100 anos. Para os pequenos, também rola um espacinho sensorial, de 0 a 3 anos de idade. Assim ninguém fica de fora! Para relembrar momentos tão únicos e contar “causos” de infância, tem um cantinho especial onde #ValeAPenaViverDeNovo. E se tem um lugar #OndeTodasAsGeraçõesSeEncontram é Na Rua Sem WiFi.

SOCIAL E SUSTENTÁVEL! O Coletivo Pinheiros possui várias redes de trabalhos compostas por membros dos estabelecimentos do bairro, o que cria um engajamento legítimo das nossas inquietações. Através da RT de sustentabilidade no festival buscamos pensar nos 5rs da sustentabilidade. 1.reduzir a geração de resíduos;2.repensando a real necessidade de certas embalagens: 3.Recusando o uso do que é dispensável; 4. Reutilizando copos retornáveis 5. Reciclando tudo que conseguirmos. Sabemos do tremendo desafio que esta tarefa exige e que sozinhos não conseguimos a excelência mas acreditamos que implementando um sistema que prevê estes pontos teremos mais pessoas aderindo nesta caminhada.

Teremos um sistema de Gestão de resíduos desenvolvido pela Casa Causa (http:// www.casacausa.com.br), cuidando dos resíduos do festival, com apoio da Goose Island na logística reversa dos vidros gerados e apoio da recolha de alguns resíduos pela Inova da subprefeitura de Pinheiros. Além destas ações de gestão de resíduos teremos uma parte super importante de conscientização, divulgando um projeto querido que estamos apoiando no bairro, Recicla Pinheiros, uma iniciativa da Atuacao no mundo (http://www.atuacaonomundo.com.br) e Triciclos (http://triciclos.cl), também teremos uma barraca da @100plastico, com pessoas engajadas falando sobre o mundo da sustentabilidade e estaremos vendendo um copo reutilizável do Coletivo Pinheiros para que a gente here menos descartáveis e abrace a causa de ter um evento mais limpo.

Desde já agradecemos o apoio de todos, contamos com muita colaboração e ideias para sempre melhorar e caminhar para um futuro melhor. COLETIVO PINHEIROS São Paulo é muita coisa e em Pinheiros ela pode ser sempre o que vier e o que quiser! • O Coletivo Pinheiros vem com um desejo legítimo de imprimir o DNA do bairro, de transcender os limites da boa gastronomia, das iniciativas culturais, da mobilidade urbana, da forma de pensar o mundo. Ele chega para se reposicionar com as iniciativas coletivas, inspirar uma comunidade a ser mais ativa e conquistar uma cidade mais humana.

O Festival Pinheiros é uma produção e realização do Coletivo Pinheiros – uma associação dos comerciantes locais, apartidária e sem fins lucrativos. (Perímetro de atuação: da Av. Pedroso de Morais/até Av. Henrique Schaumann e da Sampaio Vidal/até o limite da Teodoro Sampaio).

O Festival Pinheiros conta com o apoio: Comerciantes locais; toda a equipe da Prefeitura Regional de Pinheiros, da CET, Policia Militar, Policia Civil, GCM, Quitanda, InHaus, Vereador José Police Neto e sua equipe E com os patrocinadores: 99, Coca Cola; Ifood, Cobasi, Yellow e Fecap.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2304255216511106/

Data: 05/05/2019 Horário: 9h às 19h Local: Rua dos Pinheiros e Adjacência no perímetro que vai da Rua Mourato Coelho até a Praça Portugal. Entrada gratuita COLETIVO PINHEIROS São Paulo é muita coisa e em Pinheiros ela pode ser sempre o que vier e o que quiser! @coletivo_pinheiros #festivalpinheiros #PinheirosSeuMundo