Dizem que o melhor tempero é a fome. Discordo: o melhor tempero é o frio. Nada melhor do que passar uns dias em Monte Verde, sul de Minas Gerais, com o seu melhor amigo a tiracolo, é claro!
Restaurantes em Monte Verde
Nosso tour gastronômico passou pelo Café Pinhão, onde matamos a vontade de comer fondue de queijo e chocolate, degustamos as cervejas artesanais da Confraria Paulistânia, nos “entregamos” às delícias do café da manhã da pousada Cantos e Contos e comemos a famosa truta com siri da Villa Amarela.
Pensar que fizemos tudo isso com a Ella bem pertinho é a certeza de que Monte Verde está a cada dia mais pet friendly é isso é ótimo! Certamente tinha que estar na nossa lista de restaurantes em Monte Verde.
Os clássicos
Os pratos “oficiais” de Monte Verde são a fondue e a truta. No Café Pinhão eles servem os de praxe: fondue de carne, queijo e chocolate.
Pedimos a duplinha queijo e chocolate, uma espécie de queijo com goiabada, e abrimos assim nossa temporada em solo mineiro. Chegamos domingo à tarde, quando a cidade ainda “fervia” com os turistas ávidos pelo frio. Reservamos uma mesa no deck coberto, área permitida aos pets, e curtimos o sol que entrava de lado, esquentava e deixava o cenário ainda mais convidativo.
A primeira “garfada” nos queijos emmental e gruyère derretidos, que chegam na bonita panelinha, agradou meu paladar que aprecia quando a fondue tem personalidade. Pontos para os pães cortados em cubinhos bem crocantes e durinhos no ponto certo.
Puffs, mantinhas e loiras geladas
A Confraria Paulistânia tem três qualidades respeitáveis. Os puffs vermelhos na varanda, a excelente trilha sonora, em que só toca rock and roll, e a bela carta de cervejas especiais.
Corrigindo, podemos acrescentar à lista: as mantinhas e as empanadas de shimeji assadas no forno, com recheio generoso.
Ela foi a parte 2 do nosso domingo e entrou na categoria happy hour. Quando vi os puffs fofinhos e moldáveis ao corpo, perguntei se eu poderia sentar ali com a Ella e a resposta foi um sonoro e simpático: “sim, é claro”. Então, quando as mantinhas nos foi entregue, o bom ficou perfeito. Desejei ter a Confraria na esquina de casa e quando falo isso é porque o lugar realmente me conquistou. A especialidade da casa são cervejas artesanais de várias partes do mundo e diferentes estilos. Como, por exemplo, a loira de marca própria: Paulistânia Puro Malte.
Serviço
Café Pinhão – Avenida Monte Verde, 796
Confraria Pauistânia – Avenida Monte Verde, 858
Coluna Prazeres da Mesa