O movimento Vai ter cachorro na praia sim começou no Instagram. Um grupo de amigos saiu em defesa de um cão que foi hostilizado por estar na areia da praia.
O terapeuta comportamental canino Fabio Costa ressaltou os benefícios que a praia traz para a saúde física e mental dos animais. Ficou constatado que cāo vacinado e vermifugado nāo transmite doenças e que a urina é estéril.
União é a força
Chamamos líderes de grupos cachorreiros para entrar no time e uma advogada.
Assim, de convite em convite, conseguimos um grupo coeso e unido, apaixonado por cāes e por praias, e fomos à luta. Fizemos pesquisas, analisamos pontos como segurança, constitucionalidade e regras internacionais.
Resultado: elaboramos um Projeto de Lei, baseado no respeito, na segurança e na convivência harmônica entre todos.
O que queremos? Faixas de areia em todas as praias.
Vai ter cachorro na praia sim
Respeitando quem nāo quer conviver com nossos cāes, mas também reivindicando nosso direito de tê-los conosco na praia. Inclusive, com a exigência de porte de carteira de vacinaçāo e vermifugaçāo com multa para quem descumprir as regras. Quanto a catar as fezes dos cāes, já é lei passível de multa.
Projeto 980/2018
O projeto 980/2018 já está tramitando na Câmara do Rio, representado pelo vereador e Presidente da Comissāo de Direito dos Animais da Câmara, Luiz Carlos Ramos Filho, que nos concedeu Moçāo de Honra e Aplausos pelo trabalho realizado em prol da sociedade e dos animais.
Case de sucesso
O movimento #vaitercachorronapraiasim ajudou a cidade de Natal a conseguir a liberaçāo de cães em suas praias. De acordo com Jacquelie, produtora do PetZoo, ela já lutava há 4 anos e o apoio da hastag nas redes sociais ajudou a conquistar a vitória. Natal se tornou o primeiro local no Brasil a legalizar a permanência de cāes nas praias.
O que foi um projeto local tornou-se nacional. Já temos grupos em Sāo Paulo, Espírito Santo, Recife e Fortaleza.
Viramos uma grande e unida família. Somos pacíficos, mas nāo passivos.
Quando vamos conseguir? Nāo sabemos, mas nāo desistiremos!