coronavírus COVID-19 e os pets

Hora de falar do coronavírus e os pets. Como proteger nossos filhos? Como lidar com o isolamento que o Coronavírus nos impõe?

Vamos derrotar o Coronavírus COVID-19

O Dr. Marcelo Quinzani, médico veterinário da Pet Care de São Paulo esclarece algumas questões.

O que aprendi até agora sobre o Coronavírus COVID-19 e os pets

  • O COVID-19 é a doença (pneumonia) causada pelo Novo Coronavírus.
  • O vírus é novo e estudos não são absolutamente conclusivos.
  • O cachorro de Hong Kog apresentou pequenas partículas do vírus. Ele não apresentou sinais clínicos como tosse, espirros ou febre. O cachorro nunca esteve doente e não tinha o vírus dentro dele. Na conclusão dos veterinários: a proximidade com sua tutora infectada fez com que apresentasse fragmentos do COVID-19. É como se lambesse um chão com poeira e ficasse com pó na saliva. Ele não tem o vírus em si. É um falso positivo.
  • Os cães e gatos têm seus próprios coronavírus. Dos cães dá diarréia e é combatido com a vacina V8 ou V10. Os gatos não tem vacina e acarreta uma doença chamada Pif.

Vale a pena ler: https://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/caes-e-gatos-nao-transitem-covid-19/

Vida prática: COVID-19, coronavírus e os pets

  • Agora um assunto que dói: sair com os pets. Ou melhor NÃO SAIR com os pets! Olha, encontro de raças, eventos, amigos no parque: isso, infelizmente, está completamente fora de questão. Precisamos evitar encontrar pessoas. P E S S O A S
  • E como será o dia a dia pra cachorrada que só faz xixi na rua (como a Ella)? Os passeios devem ser rápidos e objetivos. Tipo, fez as necessidades e já pode voltar. 
  • Esse item é importante: quando os cachorros chegarem em casa é necessário higienizá-los. No começo eu lavava as patinhas da Ella com água e sabão dentro do box do chuveiro. Depois comprei botinhas de borracha da marca e isso facilitou muito a minha vida. Antes da Ella entrar em casa, eu tiro as botinhas e não a deixo pisar no chão sujo. Primeiro tiro as da frente e coloco as patas dianteiras para dentro de casa. Levanto as de trás, tiro as botinhas e repito a operação Pronto, assunto encerrado até o próximo passeio para fazer as necessidades.

Banho? Dar banho em casa é uma ótima opção. Eu tenho dado na Ella, que tem pelo curto e é fácil de secar.

A galera que vai no day care passa pela mesma situação do banho na pet shop: é necessário fazer uma super limpeza pós contato com os humanos da creche e cuidar a dinâmica da entrega e devolução do pet.

Quem tem o vírus COVID-19?

Existe uma linha tênue que teremos de encarar daqui pra frente. Estamos em um momento que não sabemos ao certo quem tem ou não o Covid-19. O vírus pode estar incubado e não ter se manifestado ainda. Existe um movimento incentivando as pessoas a ficarem em casa justamente para evitar o contágio.

Para quem tem COVID-19

Outra questão delicada: se você foi diagnosticado com COVID-19 e requer isolamento total, o que fazer com seu filho peludo? Bem, isso vai depender se você mora sozinho ou não. O cão pode “levar” (carrear) o vírus para outras pessoas da casa (pessoa infectada beija e abraça o cão, o mesmo vai encontrar quem não está infectado que o beija e abraça, nessa hora pode passar). Se você mora sozinho é mais fácil (se o seu pet precisar sair de casa para fazer xixi ou ir ao vet, peça ajuda para vizinhos ou amigos). Lembrando que quem está infectado não pode ter contato com o mundo externo.

Criatividade ativar!

Lazer? Esqueça, nesse momento, restaurantes e afins, aposte no delivery, abasteça a geladeira com comidinhas gostosas, faça uma maratona nas séries, coloque a leitura em dia, marque conversas com seus amigos pelo skype, WhatsApp, Hangouts… Vamos ser criativos.

Parasaber mais? World Small Veterinary Association www.wsava.org