Em 2022, a empresária Ivana Peccia criou a Anjos Memorial Pet, que é uma funerária e crematório especializada em pets no estado de São Paulo. A empresa nasceu para suprir uma carência do mercado, diagnosticado por Ivana, que havia perdido a pouco tempo a Estrela, sua cachorra de 15 anos: “Foi muito traumático saber que a minha pet faleceu no sábado de madrugada na clínica veterinária, que nós solicitamos o serviço da funerária e na segunda-feira seu corpo ainda não havia sido removido. Nunca recebi o certificado do crematório, nem um telefonema”, relembra.
Amparo na partida
Impulsionada pela má experiência, Ivana resolveu criar uma funerária, que desse o apoio necessário no momento mais doloroso para o tutor: a despedida de seu pet. Portanto, sua empresa além da cremação, oferece a digital da patinha do pet, uma muda de pelos que pode virar uma joia, uma planta e entrega das cinzas em uma urna. Além de oferecer uma sala de despedidas e cerimonial, com o pet vestido de smoking ou laços, e chuva de pétalas.
“Nossa missão é acolher o tutor neste dia avassalador e homenagear o pet”, comenta Ivana, que salienta oferecer atendimento 24 horas por telefone e WhatsApp de forma empática e carinhosa. “A equipe, que tem 12 pessoas, está preparada para se colocar no lugar do tutor e saber falar com ele. Todos são pais e mães de pets e têm muita paciência. Este momento será sofrido, mas temos como fazer mais leve”.
Além disso, a empresa, que já fez 3 mil atendimentos, faz a remoção do corpo em um cesto com cobertor, conforme explica: “Ele sai da hospital ou casa do tutor como se ele estivesse dormindo”.
O tutor pode optar pela cremação individual ou coletiva. Na individual, as cinzas são entregues em uma urna. E neste caso, há a opção da urna padrão ou escolhida pelo catálogo. As cinzas podem virar uma joia. “
Um parque mágico
Nos fundos da funerária, na zona leste de São Paulo, há um pátio com pé de abacate, limão e goiaba, que ganhou o status de parque. Nele o tutor pode trazer os demais pets da casa, fazer um piquenique, organizar um encontro ou festa de aniversário. “A Bruna, que é paraplégica, é a nossa mascote. Fizemos o aniversário dela de 5 anos, que teve até a presença do bode Aquiles. Boa parte dos convidados pets eram deficientes físicos e chegaram com suas cadeirinhas personalizadas. Eu nunca tinha visto isso, foi uma experiência única. No futuro, queremos fazer a despedida pet nessa área externa com soltura de balões”.
Planos e valores
O plano preventivo, realizado com o pet em vida, foi criado para facilitar a forma de pagamento em até 10 vezes. No emergencial, são 8. No caso do tutor ter mais de um pet, o plano não é nominal, pode ser usado por qualquer membro da família e sem carência.
A cremação individual custa R$ 1.300,00 e a coletiva R$ 890,00. Os serviços de marcação da patinha, joia e quadro com foto são cobrados à parte. A sala para o velório e despedida é uma cortesia.
Por detrás da empresa, uma amante de pets
“Quando eu era criança tomava bronca porque pegava os pets na rua e levava para casa. Na adolescência eu fazia o mesmo e a justificativa era carência. Virei adulta e não passou o desejo”, revela Ivana, que considera-se mãe de pet e afirma sem hesitar: “eu não gosto de ir em locais que não tenha pets ou que eu não possa levar minhas meninas”. Adepta da adoção, além de suas duas cachorras Sol e Zoe tem os gatos Brad Pit, Angelina Jolie e Catherine Zeta Jones.