Geleias Edweiss

O catalão Edmundo Garcia Agudo é um senhor de fala mansa, fino trato e grande experiência é o autor das geléias Edelweiss, que são produzidas na bucólica Monte Verde, em Minas Gerais. No alto das montanhas, onde o ar é mais puro, e próximo ao Rio Jaguari, ele tem um sítio e quatro cachorros: Zeus, Czar, Naia e Blackie. E, inspiração de sobra, é claro. Vamos conhecer o doce pet friendly?

Um doce pet friendly

Alguns ajudantes o auxiliam no processo de fabricação manual. Eles lavam e cortam as frutas e colocam as geléias nos potes. O resto é com ele e sua esposa, Isa Ramos de Queiroz. Isa faz lindas caixas de madeira. Decora, enumera e tem o cuidado de colocar pezinhos de cortiça para não arranhar os móveis. As que levam a reprodução de uma obra de arte recebem o crédito com o nome do artista, da obra e a data de criação.
 
No tacho, só ele mexe. Edmundo é cientista de profissão e já trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU). Segue a receita à risca, acredita nos números e no procedimento. Apenas em um momento deixa a lógica de lado e aposta no lúdico: na hora de provar. Nos cinco minutos finais da produção, antes de encher os potes de vidro com suas geleias caseiras, o doce pet friendly, passa o dedo, coloca na língua e decide se ela está pronta para ser vendida. Conforme for, acrescenta uma pitada a mais disso e daquilo. Afinal, cada fruta amadurece de um jeito, cada estação entrega uma acidez e sabor e com base nisso dá seu ok final.

O cientista das geléias

Por ano são vendidos sete mil potes de geleias. Se há previsão de crescimento? Nenhuma. Além disso, Edmundo é categórico ao afirmar: estou no limite da produção e não quero perder a qualidade. Então, já que no tacho ele é o único a manipular, existe mesmo um limite a atingir – e neste caso – menos é mais. Há 15 sabores no cardápio e cada fruta tem uma história. A framboesa é cultivada em casa. Aliás, você pode consumi-la em geléia ou framboesada, uma versão da goiabada, que fica deliciosa com um pedaço de queijo.

Os morangos, as amoras e os physalis, por exemplo, são comprados de pequenos agricultores da região, aos quais o catalão faz questão de pagar a mais do que cobram. Afinal, quer ter o direito de receber a fruta com o máximo de qualidade. Enquanto isso, a laranja e a tangerina vêm da Espanha devido ao solo brasileiro não entregar a fruta com as características ideais para fazer geleias.

A campeã de vendas é a de pimenta, nas versões soft e bem apimentada. Ao prová-la, você entende por que entra na categoria gourmet. Na primeira mordida vem o sabor e só depois o picante se intensifica. Quem gosta de sabores mais fortes, certamente deve apostar nela. No mais, espere encontrar pedaços de frutas.

Para comprar, vá até a Avenida Monte Verde, a principal do distrito, e faça um pit stop na loja Eldeweiss que fica dentro da Galeria Suíça. O melhor? Cumpra o ritual com o seu pet a tiracolo porque, além da loja ser pet friendly, eles adoram cachorros! Portanto, inclua este passeio em sua visita a Monte Verde!

Coluna publicada no site da Prazeres da Mesa em 17/07/2015


Endereço:
Avenida Monte Verde, 856, Galeria Suíça loja 3, Telefone: (35) 3438.1513, Monte Verde, MG

Avalie

Conte como foi a sua experiência. Seus amigos e outros pet lovers poderão seguir suas dicas!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *