Café Pinhão é pet friendly
O que é: um dos melhores lugares para comer fondue em Monte Verde. Ele merece ser visitado por dois bons motivos: 1.) por ser delicioso e aconchegante 2.) pela dona, a Márcia Rohsler, adorar pets, resgatar cães de rua e destinar tempo e verba para cuidar dos cachorros necessitados de Monte Verde. Afinal, vale prestigiar quem cuida dos nossos, né? Então, não poderia faltar na lista dos melhores lugares pet friendly de Monte Verde.
Espaço pet friendly: emtoda a espaçosa varanda, que é coberta. Se você for à noite e no inverno, leve um colchonete e uma mantinha para acomodar seu melhor amigo, pois faz frio pra valer. Durante à tarde, o sol bate e fica ainda mais gostoso e menos cheio. Recomendo! A foto deste capítulo foi feita em um domingo à tarde, fora da hora do rush, em um dia ensolarado e frio. Já fomos durante à noite, portanto, meu voto vai para momentos mais tranquilos e quentinhos.
Para lambuzar os dedos: a casa, especializada no principal prato servido na serra mineira, oferece opções a la carte ou rodízio de carne, queijo e chocolate. Destaque para o de queijo feito com emmental e gruyère que vem acompanhado por pães crocantes e durinhos.
Coluna publicada na Prazeres da Mesa em 3/5/16
Dizem que o melhor tempero é a fome. Discordo: o melhor tempero é o frio. E nesta temporada de inverno antecipada – afinal a estação mais deliciosa do ano começa apenas no dia 21 de junho, nada melhor do que passar uns dias em Monte Verde, sul de Minas Gerais. Com o seu melhor amigo a tiracolo, é claro! Estivemos, eu e a Ella, na pequena e simpática Monte Verde em maio de 2015 quando contamos por aqui sobre nossas experiências no ótimo restaurante Villa Donna (saudades do risoto da chef Sônia Kohen) e das inesquecíveis geleias artesanais Edelweiss.
Temporada 2016
Desta vez, nosso tour gastronômico passou, novamente, pelo Café Pinhão, onde matamos a vontade de comer fondue de queijo e chocolate, degustamos as cervejas artesanais da Confraria Paulistânia, nos “entregamos” às delícias do café da manhã da pousada Cantos e Contos e comemos a famosa truta com siri da Villa Amarela. Pensar que fizemos tudo isso com a Ella bem pertinho é a certeza de que Monte Verde está a cada dia mais pet friendly é isso é ótimo!
Os clássicos
Os pratos “oficiais” de Monte Verde são a fondue e a truta. No Café Pinhão eles servem o de praxe: fondue de carne, queijo e chocolate. Pedimos a duplinha queijo e chocolate, uma espécie de queijo com goiabada, e abrimos assim nossa temporada em solo mineiro. Chegamos domingo à tarde, quando a cidade ainda “fervia” com os turistas ávidos pelo frio. Reservamos uma mesa no deck coberto, área permitida aos pets, e curtimos o sol que entrava de lado, esquentava e deixava o cenário ainda mais convidativo. A primeira “garfada” nos queijos emmental e gruyère derretidos, que chegam na bonita panelinha, agradou meu paladar que aprecia quando a fondue tem personalidade. Pontos para os pães cortados em cubinhos bem crocantes e durinhos no ponto certo.