Monte Verde fica no topo das montanhas do sul de Minas, a 2 mil metros de altura. É só cair a temperatura para se tornar um dos destinos mais procurados nos meses de frio. Se você procura um lugar para comer bem na companhia do seu pet, siga lendo este texto. E, me diga: o que pode acompanhar melhor um prato do que o frio, um cálice de vinho e um cachorro fofo aos pés? Neste peculiar distrito mineiro, coloque em sua lista o Villa Donna, este Restaurante pet friendly em Monte Verde:
 Restaurante pet friendly em Monte Verde

Em um sábado de sol, em que a temperatura não ultrapassou os 12 graus durante o dia e ousou bater dois negativos à noite, fui almoçar no restaurante da Sônia Kohen, o Villa Donna, na Galeria Vila Europa, no centrinho de Monte Verde.

Restaurante pet friendly em Monte Verde

A HISTÓRIA

Quem poderia imaginar que a cozinheira de mão cheia levava a gastronomia como hobby até alguns anos atrás? Bem, a cozinha em sua vida foi um legado. Seu dom é herança genética, de quem teve avó e mãe como inspiração. Portanto, antes de se entregar à cozinha de corpo e alma, o mundo deu algumas voltas. A Sônia foi a primeira mulher no mundo a ser certificada com o diploma de Manutenção Produtiva Total, em uma época em que apenas os homens tinham acesso a ele. O TPM se trata de um método de produtividade criado pelos japoneses.

Um belo dia, cansada de viajar e sentindo falta de ter uma casa para chamar de sua, foi para Monte Verde com o marido, se apaixonou pelo clima e então, por lá ficou. Montou a primeira loja de chocolate do vilarejo e outra de bijuterias. Em 2005 decidiu abrir o bistrô Villa Donna, que foi eleito o melhor restaurante de Monte Verde pelo TripAdvisor.

O BOB: a paulista que se diz mineira, encontrou em Monte Verde a paz que procurava. Além disso, adotou o vira-lata Bob que ganha um prato de fettuccine uma vez por semana. Certamente um cara de sorte.

OS PRATOS

De entrada foi servida bruschetta com tomatinhos confitados e queijo gratinado.

Restaurante pet friendly em Monte Verde

Depois de olhar o cardápio e quase morrer de indecisão, escolhi o risoto de pinhão com truta. Receita do Festival Gastronômico de 2010, ainda assim é aclamado pelos comensais. O prato chegou al dente como deveria e com a cremosidade delicada da manteiga com o parmesão. O pinhão, ingrediente local, estava crocante. Tudo irretocável. Enquanto a Ella tirava uma soneca ao sol do lado da nossa mesa, pude me deliciar com, provavelmente, um dos melhores risotos que já provei.

Villa Donna é pet friendly!

A truta da região foi servida com cogumelos Paris e alcaparras.

Villa Donna é pet friendly!

E, finalmente, vamos ao grand finale: o sorvete de queijo minas da Serra da Canastra, que é preparado exclusivamente para a casa,  com calda de goiabada. É perfeito, leve e único.

Villa Donna é pet friendly!

Enfim, este restaurante pet friendly em Monte Verde é um lugar para voltar inúmeras vezes e provar os demais pratos do cardápio de sotaque italiano com ingredientes locais. Afinal, essa cozinheira de gosto apurado faz questão de comprar 90% dos insumos de fornecedores da região, pois quer devolver à terra, que a acolheu tão bem, os frutos que dela colhe.

Serviço: O Villa Donna fica aberto de sexta a domingo durante o ano todo. Além disso, no mês de julho, abre todos os dias. Galeria Europa, Rua Rolinha, 33 loja 6 (esquina com a Avenida Monte Verde, a principal) Tel.: 35 3438.1881, www.villadonna.com.br

Coluna publicada no site Prazeres da Mesa em 03/07/2015 Sabores da montanha


Leia mais:

Monte Verde Pet Friendly

Quanto mais frio, melhor!

Restaurante Villa Amarela, em Monte Verde