Não existe coisa melhor do que um feriadão para passarmos mais tempo com nossos pets, não é mesmo? E melhor, ainda, quando podemos viajar. Você vai à praia? Antes, leia este texto e tome alguns cuidados, que serão fundamentais para os seus dias de descanso serem perfeitos!

1 – Os cães adoram curtir um ventinho na janela durante a viagem. Mas preciso lembrá-lo de que o vento resseca a córnea dos pets. Ou seja ele pode ficar com o olho vermelho e ressecado. Em alguns casos mais graves: até fazer uma úlcera de córnea. A água salgada e a areia também podem ser vilões. O que fazer? Se os olhos do seu pet ficarem vermelhos, lave com soro fisiológico (espirre um flaconete de 10 ml) e lubrificante ocular (colírio). Se tiver blefaroespasmo (piscando com frequência) coloque um colar protetor e procure um veterinário ou oftalmologista imediatamente.

2 – Cuidado com o calor excessivo durante a viagem. O ideal é estar numa temperatura agradável, pois o calor excessivo leva a hipertermia, que pode ser fatal. Na beira da praia, evite o levar o nas horas mais quentes do dia, pois além do risco de hipertermia, há também o de queimaduras nas patas. E leve sempre uma água bem fresquinha para hidratá-los.

3 – O sol pode ser inimigo dos pets mais clarinhos. Isso porque além de queimaduras de sol, eles têm pré disposição a doenças de pele, assim como nós. Use protetor solar veterinário ou infantil no espelho nasal (em cima do focinho), orelhas e qualquer região desprovida de pelos.

4 – Faça do repelente seu melhor amigo, tanto na praia como no interior. Muitos mosquitos transmitem doenças graves como a dirofilariose e leishmaniose. O repelente pode ser natural: manipulado com de óleo mineral com citronela. Passe por  todo o corpo do pet uma vez ao dia. E aproveite para passar em você também.

Por Dra Natália Ardizon (clínica geral da Ella e amiga de todas as horas)

Contato: Dra Natalia Manette Ardizon Maio – Rua Flórida, 528, Brooklin. (11) 3774-1914 / Whats App: (11) 99738-2010

https://www.facebook.com/clinicasaluteanimale @salute_animale_vet