Serra da Bocaina, uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil, fica a 270 km da capital paulista. O verde das altas e densas montanhas toma conta do cenário. E o melhor? Por lá há uma lista de deliciosas atividades outdoor para você fazer na companhia do seu cão.

Coloque na agenda: passeio à Cachoeira do Paredão e o tempero da Dona Ana. Antes de ir à cachoeira, pare na Pousada e Fazenda Lageado, reserve uma mesa e volte um par de horas depois.

Veja galeria de fotos:

Para chegar no Paredão, que é mais uma queda d’água em um lugar lindíssimo, você caminha por cerca de trinta minutos. Na verdade, depende do pique do seu pet. Se ele for um exímio desbravador levará menos tempo. A Ella, com suas patinhas tortas, foi no ritmo da contemplação.

Veja galeria de fotos:

Vocês vão cruzar um bosque e ver vaquinhas pastando até chegar à pequena corredeira. Tome coragem, pois a água vai estar gelada, e mergulhe. Depois, admire o entorno repleto de árvores! E incentive seu cão a beber água direto na fonte. A interação com a natureza será revigorante para vocês dois.

Hora de matar a fome com a comidinha caseira preparada pela dona Ana, que cozinha no fogão à lenha e em panelas de ferro. Ela faz um frango caipira de lamber os dedos e prepara o melhor feijão, arroz e farofa de São José do Barreiro.

O almoço para clientes com pets é servido no quintal da fazenda. Digamos que almoçar olhando para o casarão de 1880, com suas portas e janelas azuis, é perfeitamente adequado. Assim como estar na companhia do seu parceiro de todas as horas.

Como chegar?

A Cachoeira do Paredão, como boa parte das cachoeiras da Bocaina, fica dentro de uma propriedade particular. Apesar disso, faz parte do roteiro turístico da região e, portanto, têm a permissão do dono para ser visitada. Pegue a via rumo à entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, conhecida por Estrada da Bocaina, e pare no Km 24. Use como ponto de referência a escola municipal, que fica à esquerda da rodovia. Ao ver uma porteira com a placa “proibida a entrada”, você chegou. Apenas uma corrente mantém a porta fechada. Vá em frente e bom passeio.

Ficha Técnica
Trilha
Categoria: trilha na cachoeira
Nível de dificuldade: leve
Tempo de duração de cada trecho: 30 minutos
Recomendável: para dias de sol e cães que gostam de caminhar e correr

Fazenda Lageado
Categoria: restaurante
Área coberta: sim
Espaço: imenso
Vale levar: pote de água, porta-saquinho, toalha para secar o pet
Recomendável: o espaço coberto não é grande, mas protege da chuva. Nos dias de sol, seu pet poderá caminhar pelo jardim ou ficar deitado ao sol.

Coluna publicada no Catraca Livre