Eu e a Ella fomos à praia no final de semana passado. A Ella correu na areia, se sujou, foi feliz! Ela adora o fofinho da areia. Antes de viajar, eu apliquei o antipulgas dela (coincidiu com a data da viagem). Eu sempre aplico uma vez por mês. Consultei a Dra Nat para saber se eu deveria fazer algo a mais. Ela sugeriu, por ser a Ella e ter uma saúde sensível, dar um endogard no meu retorno. Afinal, o vermífugo havia sido dado há três meses atrás, caía bem repetí-lo e esta medicação também tem o papel de combater vermes.  Saiba quais os cuidados que você deve ter com o seu pet ao ir para praia, mato, lagos ou rios. Com a palavra, a querida Dra Nat!

“A Dirofilariose, doença causada pelo verme do coração, pode ser fatal se não prevenida ou tratada. Ela é transmitida por um tipo específico de mosquitos, que vivem em regiões endêmicas ou de risco, como próximos ao litoral, lagos, rios e matas.

A doença começa quando o mosquito contaminado pica o animal, e injeta a filária (larva) pela picada. Essa larva percorre a corrente sanguínea do pet até se alojar onde mais gosta, o coração e artérias pulmonares. Alí ele vai crescer e se reproduzir, dando início a produção em massa de várias larvinhas na corrente sanguínea. Essas larvas viajam pelos vasos sanguíneos (obstruindo e interrompendo a irrigação dos tecidos) até chegar nos pulmões.

Se o seu pet mora ou viaja para essas regiões, ele precisa estar imunizado preventivamente contra essa doença. Lembrando que ele pode ser infectado numa área endêmica e voltar para casa normalmente, sem apresentar sintomas nos primeiros meses, mas depois pode apresentar intolerância a exercícios, tosse, desmaios, perda de peso e falta de apetite. Por isso é tão importante prevenir. Existem várias formas de proteção contra a dirofilariose, como pipetas, medicações orais, coleiras repelentes e vacinas. Converse com o seu veterinário sobre a prevenção, e nunca deixe de fazer checkups regulares.”

Contatos: Flórida, 528, Brooklin, (11) 3774.1914 Whats App (11) 99738.2010| www.saluteanimale.com.br | @salute_animale_vet | https://www.facebook.com/clinicasaluteanimale/