Temos tantas coisas para fazer, o mês passa em um segundo e às vezes me pergunto: apliquei o antipulgas na Ella? Claro que eu não esqueço um antibiótico, mas o antipulgas pode escapar! Ah, mas é apenas um antipulgas. Nada disso! A falta de proteção pode causar doenças sérias. Por isso, aplico o antipulgas na Ella todo dia 1, junto das contas do mês. Deu para entender o grau de importância que dou a ele? Ainda mais, a Ella que é “passeadeira”, está sempre em parques, praias, interior, restaurantes… ah não posso vacilar! Convidei a dra Natália Ardizon para nos contar um pouco mais sobre o que pulgas e carrapatos podem causar em nossos melhores amigos.

Com a palavra, dra Nat!

Pulgas e carrapatos são bichinhos oportunistas e maléficos para a saúde do seu pet. E causam transtornos dermatológicos: coceiras, pruridos e dermatites. Também podem provocar doenças mais graves, que atingem outros órgãos. A anemia é uma delas, pois eles se alimentam de sangue.

Os carrapatos ao picarem o pet podem transmitir patógeno que infectam as células do sangue. A hemoparasitose (erliquiose, babesiose, anaplasmose, doença de Lyme, febre maculosa) causa uma anemia generalizada e pode levar à morte se não diagnosticada precocemente.

As pulgas transmitem várias verminoses por suas picadas (toxacara, dipylidium, trichuris, ancylostama) que podem causar anemias e diarréias com vestígios de sangue.Em casos mais graves, ataques convulsivos. Suas picadas causam também dermatites alérgicas generalizadas (causadas pela saliva da pulga).

Desta forma, a melhor maneira de proteger o seu gatinho ou cãozinho é a prevenção. Existe uma variedade de produtos no mercado para o tratamento de pulgas e carrapatos com diferentes aplicações: tópica, oral, pour on, comprimidos, spray e coleiras.

Qual é a ideal para o seu pet? Converse com seu veterinário, analise o quadro de saúde dele e tome uma decisão de acordo com as suas características. Há vi casos de reações alérgicas, por isso, vale analisar com cuidado e sempre manter o antipulgas em dia. 

A dra Natália Ardizon é formada pela UDESC, pós graduada pela e clínica médica de pequenos animais e oftalmologia veterinária pela Anclivepa SP.

Contatos: Flórida, 528, Brooklin, (11) 3774.1914 Whats App (11) 99738.2010| www.saluteanimale.com.br | @salute_animale_vet | https://www.facebook.com/clinicasaluteanimale/